domingo, 29 de setembro de 2013

USO DO LAPTOP NA AULA DE MATEMÁTICA - Multiplicação com jogos.

NOSSA AULA DE MATEMÁTICA VEIO COM UMA FERRAMENTA A MAIS, NAS AULAS DE MULTIPLICAÇÃO COM OS JOGOS DO LAPTOP, NÓS APRENDEMOS BRINCANDO.


UCA - Um Computador por Aluno.


Jogos de multiplicação que leva a criança a responder e "matar" o invasor.


sábado, 21 de setembro de 2013

MOMENTO DA LEITURA

Nossa querida professora Ilária veio nos prestigiar mais uma vez com a contação de histórias dessa vez sobre o folclore. Gostamos muito deste momento.
O momento da leitura é de grande importância para a nossa turminha, pois está desenvolvendo o gosto pela leitura e construindo em cada um o hábito de ler.

Um abraço e até!


Obrigada Prof. Ilária

sábado, 7 de setembro de 2013

Cantinho da leitura com os livros do PNAIC


Ambiente preparado para leitura


Livros atraentes

Bons leitores se faz com incentivos!

Semana da Pátria - 07 de setembro - Independência ou Morte!

Na semana da Pátria que foi do dia 02 a 06 de setembro, teve o momento cívico todos os dias para entoarmos o Hino Nacional e o da Independência. Durante toda a semana trabalhamos em sala a respeito da nossa pátria e cultura do povo brasileiro. Foram confeccionado vários cartazes para expor na escola e em sala, resgatando o patriotismo dos nossos alunos e a importância de um povo que lutou por uma independência. Na sexta dia 06/09 tivemos a culminância desta semana com apresentações das turmas e o 3º ano I teve sua participação com a aluna Késia fazendo a leitura do poema "Nossa Pátria Brasil".

Cartaz da minha colega Profª Elcilene 3º ano II

Poema trabalhado em sala


Cartaz do 3º ano I - Profª LEidiane

Centro do cartaz.

Matemática - Sólidos Geométricos

A Aula de matemática desta segunda dia 02/09 foi a respeito das formas geométricas, conhece-las e observar que no nosso dia-a-dia elas estão presentes. Após lermos no livro didático e conhecermos essas formas e seus nomes, pedi aos alunos para que trouxessem de casa o que tivesse as formas geométricas estudadas em sala, e o resultado foi esse ai, ficou uma graça! Valeu turma pela ajuda.

Caixa de sapato - paralelepípedo

Rolo do papel - cilindro

Bola de gude - esfera

Educação física com jogos educativos

JOGOS DO PROGRAMA PNAIC

JOGOS MATEMÁTICOS


PORTUGUÊS

TABULEIRO

INTERAÇÃO

TODOS PARTICIPARAM.

A aula de Educação física veio cheia de jogos educativos para desenvolver o raciocínio lógico, a interação e a coordenação motora dos alunos, eles amaram e pediram BIS!
Beijos.

Gênero Textual: Poema

Relatório da aula referente a produção de texto - Gênero Textual: Poema

O presente relatório visa apresentar as práticas sobre o gênero textual: Poema,  desenvolvidas no 3º ano I e II  entre os dias 26 a 30 de agosto de 2013 na Escola Municipal Professora Luzia Tavares em Paraíso do Tocantins - TO.
No dia 26/08 foi apresentado um cartaz com as características do gênero, observando os versos, estrofes e rimas através do poema “A foca” de Vinícius de Moraes. Após a leitura e observação do gênero os alunos receberam uma cópia do poema “Caixa mágica de surpresa” de Elias José, onde fizeram a leitura de forma coletiva e a interpretação oral do texto.
No dia 27/08 foi realizada a leitura de um poema pela professora, para através dele, desenvolver a escrita de palavras com o uso do s e z, foi utilizado um cartaz com a família silábica e um banco de palavras. Após esse momento foi escrito na lousa atividades de completar as palavras com s ou z e separação de sílabas. 
               Dia 28/08 foi realizada uma atividade de completar o texto “A foca” de Vinícius de Moraes, onde os alunos puderam observar as rimas dentro do gênero.
               Dia 29/08 foi realizada a produção dentro do gênero estudado com o tema “O Livro”. Os alunos se reuniram em grupos de 5 alunos, onde cada grupo ficou responsável pela produção e confecção dessa produção por meio de um cartaz. No primeiro momento, a maioria dos grupos teve dificuldades na composição das rimas dentro do texto, mas com ajuda e explicação da professora os grupos souberam desenvolver suas ideias e colocar em prática o que foi proposto. Foi avisado que os trabalhos seriam expostos na escola, com isso os alunos se sentiram motivados a essa produção.
            Os cartazes foram expostos na escola para a comunidade escolar ter acesso e também para incentivar a produção dos alunos e a satisfação dos mesmos.
            Concluímos que a prática da escrita leva o educando a um melhor conhecimento do gênero e a busca pela organização textual, descobrindo palavras e sons e desempenhando o seu papel como leitor e escritor.
            A prática teve um resultado positivo e satisfatório, levando-nos a pensar em novas produções e exposições das mesmas.
                                                                                            
Professoras: Leidiane Lopes e Maria Elcilene Mota

3º ano I e II


Produção em grupo

Resultado
Trabalhos expostos