Iniciar o tema listando com os alunos os alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer. Mostrar imagens de alimentos variados, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, leite, e perguntar o que comem, o que não comem e o que nunca experimentaram. Discutir o assunto com a classe. Mostrar aos alunos, que desde que nasceram passaram por diferentes fases de alimentação de acordo com o desenvolvimento de seu corpo: leite da mãe, frutas amassadas, papinhas. Dar ênfase na amamentação e comparar com outros mamíferos. Pode-se fazer uma aula em conjunto com Educação Física para que o aluno sinta sua musculatura, pele, ossos e, com a orientação do professor, perceba que um corpo saudável se forma pela alimentação. Que músculos, pele, ossos são compostos de substâncias retiradas dos alimentos desde que estavam na “barriga” da mãe. É possível, com cuidado, discutir os problemas da desnutrição, a falta de energia, problemas de visão, de pele etc. Solicitar que as crianças tragam imagens de uma alimentação saudável como frutas, verduras e legumes para a confecção de um cartaz na aula do dia seguinte.
No dia seguinte: Os alunos foram encaminhados para o pátio da escola para a professora desenhar a silhueta do corpo humano baseando-se no corpo de um aluno como molde em papel pardo, depois os alunos foram orientados a colar dentro do molde as várias imagens que trouxeram e a cada imagem, a professora irá explicar a importância de cada alimento para a vida e saúde das pessoas, utilizando sempre a frase: "Você é o que você come".
No terceiro dia os alunos foram encaminhados a lavar as mãos, e a professora orientou através de uma conversa a importância de uma boa higiene para a manipulação de alimentos. Em seguida foi colocado em cada aluno avental e touca onde e levados para a cantina já preparada para a confecção. Cada aluno confeccionou "beijinho" um docinho que já vem pronto apenas para que cada um enrolasse o seu. Aproveitando para falar que o doce não é proibido apenas deve ser consumido com moderação.
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