quarta-feira, 25 de março de 2015

Semana da alimentação - 2015


Mural exposto na Escola

Aluno do 3º ano

Desenho da silhueta com o molde do corpo do aluno

Adicionar legenda

Silhueta

os alunos realizando a atividade

Cada aluno trouxe sua imagem

Cartaz sendo construído
Trajes adequados


Degustação faz parte!
Final da atividade
Galerinha reunida
Higiene antes da manipulação de alimentos

Todos participaram com as imagens e colagens.











Eixo Temático:

Ciências - Saúde
Nome da Aula:

A Alimentação
Objetivos:

• Observar imagens e extrair delas informações.
• Perceber a importância de uma alimentação saudável.
• Reconhecer alimentos saudáveis.
Conteúdos:

• Os vários tipos de alimentos.
• Uma alimentação saudável.
* Higiene corporal.
* Os cuidados com os perigos da cozinha.
Justificativas:

É essencial estabelecer vínculos entre a escola e situações do dia-a-dia, favorecendo o uso dos conhecimentos e competências que o aluno possui. Levar a criança a descobrir novos alimentos na escola é um ótimo meio de transformar sua atitude diante das refeições em sua própria casa, ou seja, a criança aplica suas descobertas no ambiente familiar.
Resumo das Atividades:

Iniciar o tema listando com os alunos os alimentos que comem normalmente, discutir com eles o que gostam e o que não gostam de comer. Mostrar imagens de alimentos variados, frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, leite, e perguntar o que comem, o que não comem e o que nunca experimentaram. Discutir o assunto com a classe. Mostrar aos alunos, que desde que nasceram passaram por diferentes fases de alimentação de acordo com o desenvolvimento de seu corpo: leite da mãe, frutas amassadas, papinhas. Dar ênfase na amamentação e comparar com outros mamíferos. Pode-se fazer uma aula em conjunto com Educação Física para que o aluno sinta sua musculatura, pele, ossos e, com a orientação do professor, perceba que um corpo saudável se forma pela alimentação. Que músculos, pele, ossos são compostos de substâncias retiradas dos alimentos desde que estavam na “barriga” da mãe. É possível, com cuidado, discutir os problemas da desnutrição, a falta de energia, problemas de visão, de pele etc. Solicitar que as crianças tragam imagens de uma alimentação saudável como frutas, verduras e legumes para a confecção de um cartaz na aula do dia seguinte.
No dia seguinte: Os alunos foram encaminhados para o pátio da escola para a professora desenhar a silhueta do corpo humano baseando-se no corpo de um aluno como molde em papel pardo, depois os alunos foram orientados a colar dentro do molde as várias imagens que trouxeram e a cada imagem, a professora irá explicar a importância de cada alimento para a vida e saúde das pessoas, utilizando sempre a frase: "Você é o que você come".
No terceiro dia os alunos foram encaminhados a lavar as mãos, e a professora orientou através de uma conversa a importância de uma boa higiene para a manipulação de alimentos. Em seguida foi colocado em cada aluno avental e touca onde e levados para a cantina já preparada para a confecção. Cada aluno confeccionou "beijinho" um docinho que já vem pronto apenas para que cada um enrolasse o seu. Aproveitando para falar que o doce não é proibido apenas deve ser consumido com moderação.
Duração:

3 aulas
Avaliação:

A avaliação dos alunos pode ser feita pela observação das atitudes de cada criança nas atividades em grupo ou individuais, na sua atenção, criatividade e iniciativa em cada atividade.
Produto(s):

As atividades que envolvem elaboração de docinhos e outros alimentos podem ser fotografadas e as fotos expostas no mural da classe.

Os desenhos sobre alimentos também podem ser expostos, além da composição feita com recortes de revistas. O cartaz confeccionado foi exposto em sala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário